Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Embora os novos protocolos estaduais permitam a presença de público em eventos, ainda é preciso seguir uma série de procedimentos para garantir a segurança da população e evitar a transmissão do coronavírus. Este é o caso da 78ª edição da Romaria Estadual da Medianeira, prevista para ocorrer no dia 14 de novembro e com mudanças em relação ao formato tradicional. Em reunião preparatória nesta quinta-feira, organizadores do evento e representantes dos órgãos públicos de Santa Maria debateram questões sanitárias e logísticas da celebração religiosa, que contará com carreata, missa no Altar Monumento do Santuário Basílica e trezenas nos dias que antecedem a Romaria.
Os protocolos sanitários que devem ser seguidos durante o evento ainda não foram definidos. Em um primeiro momento, será realizado um estudo da área do Parque da Medianeira com o objetivo de identificar a área livre para circulação de pessoas. A partir disso, é calculado um teto de ocupação disponível. Posteriormente, os protocolos devem passar pelo Comitê Local, pelo Comitê Técnico Regional e pelo Comitê de Dados do Governo do Estado, instâncias responsáveis por avaliar e aprovar o plano de contingência da Romaria.
Região terá quatro escolas estaduais no modelo padrão com investimentos em infraestrutura
- Na data de hoje tivemos mais uma das reuniões preparatórias interdisciplinar e intersetorial, que reúne não só a organização da Basílica, mas as forças de segurança e a prefeitura. Isso tudo é para a gente adequar o evento aos nossos protocolos, que diferente do ano passado, tem mais possibilidades, mas ainda exige cuidado - afirma Carolina Lisowski, controladora-geral do município.
PROCISSÃO
A procissão saindo da Catedral Metropolitana, pela Rua do Acampamento, passando pela Avenida Medianeira em direção à Basílica será realizada por meio de uma carreata, das 9h às 10h. De acordo com o padre Ruben Natal Dotto, pároco e reitor do Santuário Basílica, a tradicional caminhada, que reunia milhares de pessoas, não vai acontecer. Porém, será permitido que a comunidade percorra o trajeto à pé em pequenos grupos. No dia, a previsão é que as vias da procissão permaneçam fechadas das 8h às 15h. Este horário ainda poderá ser alterado pela organização do evento.
- Estamos convidando as pessoas para fazerem a sua romaria devota e piedosa. Não vai acontecer a procissão com todos caminhando juntos, a igreja não vai organizar este momento da Romaria, mas, as pessoas estão convidadas a fazerem o trajeto em grupos de família e amigos, rezando o terço e cantando. Acreditamos que as pessoas vão acolher isso com alegria - relata Dotto.
Em meio à pandemia, Colégio Manoel Ribas comemora 68 anos
A controladora geral do município afirma que, tanto durante a Romaria, quanto nas atividades que antecedem a celebração, será necessário o uso da máscara, o controle de acesso dos participantes e a ventilação dos ambientes.
- Todas essas medidas possibilitam a Romaria e devem ser atendidas não só pelos organizadores e órgãos de apoio, mas especialmente pela população, que precisa se engajar para o evento ser de fato um novo modelo de atividade com muita segurança - ressalta Carolina.
Na reunião, alguns temas relacionados a procissão também foram pré-definidos. Nesta edição, não será permitida a participação de vendedores ambulantes. Já a entrada de carros no parque, inclusive de autoridades, ainda é avaliada, já que os veículos podem ocupar mais espaço no local e impossibilitar a entrada de pessoas. A venda de almoço continua, mas será limitada. Com relação ao consumo de alimentos, de acordo com o protocolo atual, não será permitido comer em pé, apenas sentado. A população deve respeitar o distanciamento de um metro nas filas, principalmente no momento de adoração da imagem de Nossa Senhora da Medianeira.
A fiscalização integrada municipal e a patrulha da máscara vão atuar para garantir o respeito de todas as normas de segurança.
MISSAS
Após a chegada da comunidade no Parque da Medianeira, está prevista a missa oficial, às 10h no Altar Monumento. Além disso, a partir das 5h ocorrem missas de hora em hora no Santuário da Basílica. Na entrada, serão distribuídas fichas para controle de entrada da população no local.
Sexta-feira é dia de vacinação para pessoas de 12 anos ou mais em Santa Maria
No dia 13 de novembro, data oficial de celebração da Nossa Senhora da Medianeira, ocorre a missa e benção da saúde, às 15h, no Santuário da Basílica, destinada para pessoas com estado de saúde debilitado. Todas as celebrações podem ser acompanhadas online, nas transmissões do Facebook da Arquidiocese de Santa Maria e do Santuário da Basílica.
TREZENAS
Como é tradicional, os dias que antecedem a Romaria são marcados pelas trezenas. No Santuário da Basílica, a comunidade pode acompanhar a trezena penitencial durante treze dias, todas as manhãs, às 6h15min.
Nestes dias, também ocorre a trezena motorizada, quando uma caminhonete com a imagem da Nossa Senhora da Medianeira percorre as paróquias em várias regiões da cidade. A comunidade pode acompanhar a trezena apenas em veículos, pois, nesta edição, não será disponibilizado o ônibus gratuito para a população participar. As trezenas serão transmitidas no Facebook da Arquidiocese de Santa Maria e do Santuário da Basílica (confira o trajeto completo abaixo). No dia 31 de outubro, uma carreata com a imagem da Nossa Senhora Medianeira vai percorrer diferentes bairros da cidade.
PROGRAMAÇÃO DA TREZENA MÓVEL
- 31 de outubro - Carreata
- 1º de novembro - saída às 19h15min da Catedral em direção Paróquia Nossa Senhora da Glória. Passa pela Acampamento, Av. Dores, Av. João Luiz Pozzobon, Faixa Velha de Camobi e Trevo Base Aérea.
- 2 de novembro - saída às 19h da Paróquia Nossa Senhora da Glória em direção da Paróquia São João Evangelista. Passa pela Faixa Nova, BR-158, Veísa, Faixa São Pedro e posto Santa Lucia .
- 3 de novembro - saída às 19h40 da Paróquia São João Evangelista em direção a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tancredo Neves). Passa pela Faixa São Pedro, Parque Pinheiro Machado e Tancredo Neves.
- 4 de novembro - saída às 19h20 da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em direção a Paróquia da Ressurreição. Passa pela Faixa do Rosário, Walter Jobim, Presidente Vargas, Angelo Bolson, Av. Medianeira, Rua Duque de Caxias, Rua João Batista da Cruz Jobim, passa pelo Big e segue até a Rua Otávio Alves de Oliveira.
- 5 de novembro - saída às 19h45 da Paróquia Ressurreição em direção à Paróquia Dores. Passa pela Rua General Neto, Rua Montevidéu, Passa o Fórum e Av. Dores.
- 6 de novembro - saída às 19h35 da Paróquia Dores em direção da Paróquia Santo Antonio. Passa pela Av. Dores, Rua general Neto, Presidente Vargas, Rua Mauricio S. Sobrinho e passa pelo Colégio Pallotti.
- 7 de novembro - saída às 19h45 da Paróquia Santo Antonio, passando pela Av. Presidente Vargas em direção à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
- 8 de novembro - saída às 19h45 da Paróquia Nossa Senhora de Fátima ou Hospital de Caridade em direção à Paróquia do Bom Fim. Passa pela Av. Presidente Vargas, Rua Professor Braga, Tuiuti, Rua Serafim Valandro, Rua Bozano, Rua Visconde de Pelotas e Rua Venâncio Aires.
- 9 de novembro - saída às 19h50 da Paróquia do Bom Fim em direção a Paróquia do Rosário. Passa pela Rua Conde de Porto Alegre e Rua Silva Jardim.
- 10 de novembro - saída às 19h45 da Paróquia do Rosário em direção a Paróquia São José. Passa pela Rua Duque de Caxias, Rua Andradas e Av. Borges de Medeiros.
- 11 de novembro - saída às 19h40 da Paróquia São José em direção a Paróquia Perpétuo Socorro. Passa pela Rua Oliveira Mesquita, Estádio Guarani e Rua Castro Alves.
- 12 de novembro - saída à pé até a Paróquia Santa Catarina.
*Colaborou Laura Gomes